
Como controlar as emoções e ter equilíbrio emocional para alcançar o sucesso pessoal
Controle suas emoções para alcançar o sucesso pessoal em 3 passos simples
Como conseguir controlar as emoções e alcançar o equilíbrio emocional de maneira fácil? Afinal, você não quer que lembrem de você como a pessoa mais estressada da galáxia, né?
Quem não controla as próprias emoções, acaba vivendo no caos. Ninguém consegue prosperar, superar limites, alcançar e conquistar os objetivos de vida, sair do buraco e ter uma vida incrível, sem antes descobrir como ter equilíbrio emocional.
Você já sentiu algumas das emoções abaixo?
- Estresse
- Raiva
- Medo
- Frustração
- Angústia e Tristeza
- Ansiedade e Depressão
- Baixa autoestima e autoconfiança
Essas emoções limitam todo o seu potencial. Impedem que você alcance seus objetivos. Quem vive diariamente com essas emoções e não consegue controlar, acaba encontrando o caos todo dia. A vida pessoal começa a desmoronar. As brigas familiares aumentam. Perde o prazer pelo trabalho. A vida financeira desaba. Resumindo, se você não consegue lidar com as emoções negativas e limitantes, elas vão te levar ao fundo do poço. Se você já passou por isso, sabe o que eu estou dizendo. Se nunca passou, provavelmente já viu alguém passar por isso.
Felizmente, é possível desenvolver a inteligência emocional. Todos nós podemos aprender, de maneira relativamente fácil, a lidar com as emoções negativas. E acredite em mim quando digo que não tem nada a ver com a realidade que você enfrenta. Na verdade, suas emoções não são consequências das coisas que acontecem ao seu redor. As emoções são resultados da sua interpretação de tudo que acontece ao seu redor. Em um dia de chuva, você provavelmente já agradeceu e ficou feliz. Em outro dia de chuva, provavelmente você reclamou que se molhou. Ou seja, não é o que acontece contigo, mas sim como você interpreta o que acontece contigo.
Faz sentido?
"Realidade é a interpretação dos fatos que acontecem ao seu redor”
Se você quer aprender como dominar seu estado mental e lidar com as emoções, convido você a continuar lendo esse artigo. Vou te apresentar os 5 estágios para dominar suas emoções e alcançar o equilíbrio emocional para você ter sucesso na vida pessoal e profissional.
Controlar as emoções é uma HABILIDADE. Isso significa que você pode e deve aprender. Da mesma forma como aprendemos a ler e escrever, podemos aprender facilmente a arte do autocontrole. O dia a dia em casa ou no trabalho pode ser estressante, angustiante, depressivo, triste; ou, pode ser alegre, entusiasmante e feliz. Tudo depende de como você reage. Depende da forma como você controla suas emoções.
Acredito de verdade que ninguém gosta de se sentir deprimido, triste, estressado e com raiva. Por isso, precisamos aprender a lidar com essas emoções quando elas aparecerem, porque cedo ou tarde, durante o dia, elas vão aparecer.
Antes de mais nada, não se preocupe. Não é preciso ter nenhum conhecimento de neurociência, cérebro, mente humana ou algo do tipo.
Você precisa apenas entender os 3 estágios do equilíbrio emocional que vou apresentar a seguir:
1. Identificar
Geralmente, quando nós percebemos, já estamos estressados ou com raiva. É muito difícil perceber que a raiva ou ansiedade estão a caminho. Depois que xingamos ou tratamos alguém mal, é que percebemos que fizemos uma "cagadinha". Quando tomamos consciência, já brigamos com Deus e o mundo, já deixamos a ansiedade tomar conta e estamos roendo as unhas do pé, as lágrimas já estão escorrendo igual um dilúvio, e por aí vai… Se você também passa ou passou por isso, bem-vindo(a) à humanidade. Somos normais, nem se preocupe.
Mas, porque é importante identificar essas emoções antes mesmo delas surgirem? Simplesmente porque quanto mais tempo você demora para perceber que essas emoções negativas estão te dominando, mais “cagadinha" você vai fazer. Quanto mais raiva ou ansiedade você tem, pior a situação fica. Quanto mais tempo você demora para sair desse estado emocional, mais difícil fica encontrar uma saída, não é mesmo?
Vamos usar a raiva como exemplo, ok? Pode substituir a raiva por medo, ansiedade, angústia, tristeza… A teoria é a mesma para todas as emoções.
O lado bom é que existem apenas alguns estímulos ou gatilhos, como chamamos, que fazem disparar essas emoções. Não é tudo que acontece ou que alguém fala que te faz sentir raiva, por exemplo. Apenas algumas situações te deixam com raiva. Geralmente a raiva surge quando surge um obstáculo para você. Quando você quer muito fazer algo, mas não consegue ou não te deixam fazer. Se você quiser chegar rápido no trabalho, mas percebe que tem uma acidente na pista, que deixou o trânsito lento e que vai te atrasar, imediatamente a raiva começa a surgir. Se o trânsito pára, a raiva te domina. A partir de agora, você fica cego e tudo que sua mente produz é raiva. Se alguém dá seta na sua frente para entrar, você imediatamente acelera o carro e não deixa. Se por ventura alguém cola na traseira do seu carro, você já xinga o infeliz que está com pressa e não percebeu que o trânsito está parado. É capaz de você começar a buzinar (é o auge da manifestação da raiva praticamente). Nem preciso continuar, né? Acho que muitos já se identificaram com a situação… Quem nunca?
Anota a primeira sacada do controle emocional: Tudo aquilo que você foca se expande.
Quando você quer enxergar algo melhor, o que você faz? Joga a cabeça para frente, aperta os olhos e tenta aumentar o foco, certo? Ou seja, onde você foca, expande.
Se você ficar alimentando a raiva, ela cresce. E ela pode crescer quase que infinitamente, levando você a fazer coisas que vão gerar arrependimentos depois, como por exemplo, tratar mal as pessoas que você ama.
Então, o que fazer nesse primeiro estágio do equilíbrio emocional? Identificar os estímulos, ou gatilhos, que disparam as tuas emoções.
Pegue um papel e anote tudo que deixa você com raiva. Quais são as dificuldades, obstáculos que você tem enfrentado no dia a dia e que tem te “tirado do sério”? Que deixam você com raiva?
Anote!!! Esse é o primeiro passo. Identificar tudo aquilo que pode disparar a emoção raiva. Faça isso com as outras emoções também, ok? Faça com pelo menos as 5 emoções básicas do ser humano.
2. Tomar Consciência
Se você já tem uma boa noção de quais são os gatilhos (estímulos) que geram cada emoção, fica muito mais fácil de você tomar consciência. Saber quais são os gatilhos não impede que a emoção venha, apenas ajuda você a tomar consciência dela, o que vai ajudar no seu controle e equilíbrio emocional.
Tomar consciência é saber que você está sendo dominado por determinada emoção, como a raiva por exemplo. É perceber que a raiva está tentando dominar seu comportamento e suas ações. Quando você toma consciência, fica mais fácil avançar para o próximo estágio.
A tomada de consciência é trazer para o seu consciente, o que está acontecendo no seu subconsciente. Já sabemos que cerca de 95% das nossas decisões diárias são guiadas pelo nosso subconsciente, onde estão as emoções. Se você não toma consciência do seu estado emocional, você vai agir de acordo com a emoção que está dominando sua mente naquele momento. Por isso é importante tomar consciência das suas emoções e como elas surgem e desaparecem da sua mente. Para isso serve nosso consciente, para determinar de maneira racional como devem ser nossos comportamentos.
3. Controlar
Depois que você tomou consciência da emoção que está dominando sua mente, você será capaz de ir para o próximo estágio, que é justamente quando você controla a emoção e define o que vai acontecer nos próximos segundos ou minutos.
Você tem basicamente duas opções:
- Deixar a raiva aumentar, focando e expandindo em tudo de negativo que está à sua volta; ou,
- Mudar o foco
Se você continuar alimentando um bicho, por exemplo, ele vai crescer, certo? É a mesma coisa com as emoções. Se você continua alimentando, dando foco, ela cresce. Se você acredita que alimentar a raiva é a melhor decisão no momento, então continue. E saiba que as consequências serão de responsabilidade sua também. Não reclame depois dos resultados e consequências dos seus atos raivosos, ok?
Caso você escolha Mudar o foco, exatamente o que pessoas com uma ótima Inteligência Emocional fazem, você vai perceber que a emoção de raiva vai começar a perder espaço na sua mente, e deixar de influenciar seus atos e comportamentos.
Mas, como mudar o foco rapidamente? Simples. Foque naquilo que VOCÊ CONSEGUE MUDAR. No exemplo acima, você consegue mudar o trânsito? Provavelmente não. Então não foque no trânsito. O que você pode mudar rapidamente? A música que você ouve, por exemplo. Ou o pensamento. Se você focar em uma música que você ama e te trás boas lembranças, ou mudar o pensamento para algo que você fez de bom no dia anterior, IMEDIATAMENTE a raiva vai desaparecer, e provavelmente dar espaço para outra emoção, a ALEGRIA.
Use sua própria lista de emoções positivas para te ajudar sempre que você precisar:
- Alegria
- Entusiasmo
- Confiança
- Fé
- Coragem
- Paciência
Agregue significado a cada uma dessas emoções, e sempre que precisar, lembre-se daquilo que desperta essas emoções em você.
Lembre-se: tudo aquilo que você foca, se expande.
Uma dica importante, para qualquer situação difícil que você encontre pela frente, é: FOQUE NAQUILO QUE VOCÊ PODE MUDAR!
Não adianta ficar sofrendo com o passado. O que passou, passou! Use como experiência e aprendizado. Ressignifique seu passado e use como algo para te empoderar no presente. O passado você não muda. O tempo você não controla. O futuro ainda não existe. Então, sobram apenas duas coisas para você focar:
1) Aqui agora / presente
2) Seus pensamentos/Comportamentos
Se você lembrar disso, e tiver a crença que você realmente pode controlar suas emoções, com toda a certeza do mundo sua inteligência emocional vai te ajudar a superar quaisquer desafios que estão por vir.
Agora, para finalizar esse artigo e te ajudar a dar o próximo passo rumo a uma melhor inteligência emocional e sucesso pessoal e profissional, vou te sugerir uma última tarefa, para você realizar agora mesmo. É simples e rápido.
Topas?
Quais emoções negativas tem te atrapalhado nos últimos tempos? Escolha aquela emoção negativa que você tem experimentado com mais frequências nos últimos dias, talvez semanas. Lembre das situações, fatos, acontecimentos ou falas que despertaram essa emoção em você. Pode ser uma situação ou algo que alguém tenha dito para você.
Lembre, conscientemente, da cena. Agora, pense em qual foi o gatilho (estímulo) que fez essa emoção surgir na sua mente. O que aconteceu para você se sentir desse jeito?
Você deve estar conseguindo visualizar na sua mente a cena. E provavelmente essa emoção já começou a surgir novamente. Agora é a hora que você pode controlar as suas emoções e colocar em prática o que aprendemos aqui. O que você precisa fazer, para interromper imediatamente essa emoção negativa? O que você poderia falar para você mesmo para impedir que essa emoção cresça dentro de você? Use as emoções positivas.
Imagine agora, você nessa mesma situação, mas você estando no controle das emoções. Você tomando consciência da emoção e controlando ela. Percebe que agora você tem o poder de controlar a forma como está se sentindo? Talvez a emoção negativa não suma de uma hora para outra, mas com certeza você é capaz de diminuir muito o impacto dessa emoção na tua vida e nos teus comportamentos.
Faça esse exercício de mentalização mais umas 2 ou 3 vezes, com a mesma emoção negativa que tem te incomodado nos últimos tempos. Você vai sentir o poder da sua própria mente controlando as emoções, seus pensamentos e formas de agir.
Talvez no início possa parecer difícil, mas acredite. Você consegue! Mais do que isso, eu acredito que todos nós merecemos uma vida com mais qualidade. E ter equilíbrio emocional, controlar nossas emoções para desenvolver nossa inteligência emocional e alcançar sucesso pessoal e profissional, é uma questão de decisão.
Se você chegou até aqui, parabéns! Esse artigo tem mais de 2 mil palavras. Você controlou suas emoções e vontade de desistir de ler, mostrando que tem determinação. Com certeza você tem o que precisa para desenvolver sua inteligência emocional e conseguir controlar as emoções.
Se você gostou, compartilhe esse artigo com alguém que você ama e gostaria de ver mais feliz e entusiasmada.
Fique à vontade e compartilhe a sua estratégia para controlar as emoções e ter equilíbrio emocional nos comentários abaixo.